Além de informar e conscientizar sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa permite refletir sobre os serviços de prevenção e diagnóstico ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos principais exames realizados neste processo é a mamografia. A avaliação, com duração de até 30 minutos, é feita com o auxílio de um mamógrafo – um tipo de aparelho de raio-X especial –, que permite obter imagens das mamas com alto contraste e resolução.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, duas instituições contam com equipamento: o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o Casa de Saúde, sendo este o principal prestador do serviço no município. Mas afinal quando e onde solicitar este exame?
Acolhimento
Quando se fala sobre saúde da mulher, o primeiro passo envolve o conhecimento do próprio corpo e o autoexame. A mulher deve estar atenta se há ou não a presença dos seguintes sinais:
- Lesões mamárias
- Caroços (nódulos), muitas vezes, endurecidos, fixos e indolores
- Pele da mama avermelhada
- Alteração no mamilo
Ao perceber alguma alteração, o mais indicado é buscar ajuda profissional. No município, o processo inicia com o agendamento de consulta em qualquer unidade de saúde. Na data marcada, a paciente passará por uma avaliação com médico (a) ou enfermeiro (a) para que seja solicitada a mamografia ou outros tipo de procedimento.
Dos 4.947 exames marcados pela Secretaria Municipal de Saúde até o segundo quadrimestre de 2023, 3.838 foram realizados. E apenas em setembro, mais de 300 mamografias foram feitas.
Apesar dos altos índices, a pasta também informa que 1.109 pacientes faltaram aos exames agendados nos últimos oito meses, o que gera preocupação. O elevado percentual de absenteísmo das mulheres ao exame, por diversos motivos, é uma das principais dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Para além disso, a pasta lida com:
- dificuldade para entrar em contato (por telefone ou WhatsApp) com a paciente ou atualizar estes dados
- necessidade de potencializar a busca ativa das pacientes pelas unidades de saúde
- a manutenção dos aparelhos, que é constante e muitas vezes ocasiona reagendamento de exames
Tipo de mamografias
A mamografia é um exame que consiste em um raio-X da mama, a partir de alto contraste e resolução, o que permite descobrir um câncer quando o tumor ainda é pequeno. Pelo SUS, são disponibilizados dois tipos de procedimentos: a mamografia de diagnóstico e a de rastreamento.
A mamografia de diagnóstico é indicada para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade. Ela pode ser feita tanto por mulheres quanto por homens. Já a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos que não tenham sinais ou sintomas de câncer, devendo ser realizada a cada dois anos. Desde 2022, esta opção também é disponibilizada para homens trans no SUS.
A deliberação sobre a faixa etária para a mamografia de rastreamento segue as diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no país, que além dos benefícios e riscos da realização do exame, considera a orientação de que o mesmo seja realizado na menopausa.
A justificativa é de que, antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, o que pode gerar resultados falso-negativos ou falso-positivos para câncer. A deliberação busca também evitar a exposição desnecessária à radiação e a realização de mais exames.
O ultrassom da mama é uma das opções em especial para as mulheres jovens. Mesmo que o exame não seja considerado de rotina pelo SUS, a Secretaria Municipal da Saúde mantém algumas vagas via consórcio em clínicas privadas para a realização do procedimento.
Leia também
- Aapecan lança exposição fotográfica “Incríveis Mulheres” nesta quinta-feira em Santa Maria
- Em alusão ao Outubro Rosa, Santa Maria divulga cronograma de serviços em unidades de saúde
Cenário local
Husm
- Tem dois aparelhos de mamografia
- Exames ofertados por mês – 225
- Atendimento – Pedidos internos do hospital referente a pacientes internados ou consultas ambulatoriais, além de casos encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS)
- De janeiro de 2020 a setembro de 2023, foram realizados 5.015 exames
Casa de Saúde
- Tem um aparelho de mamografia
- Exames ofertados por mês – 750
- Atendimento – Pacientes encaminhadas após avaliação médica realizada no posto de saúde mais próximo, que faz a solicitação do exame para a secretaria de saúde.
- De janeiro de 2020 a setembro de 2023, foram realizadas 17.226 exames
Outubro Rosa em Santa Maria
A programação alusiva ao Outubro Rosa contará com atividades de conscientização e serviços de saúde em postos do município. Confira:
Sábado (21)
- Serviços – Dia D de Multivacinação, testagens rápidas de ISTs, encaminhamento para mamografia, exame citopatológico, maquiagem e cabelo e fotografia das mulheres que quiserem participar
- Onde - ESF Bela União (Rua Cruz Alta, 18, Bairro Caturrita)
Sábado (21), das 9h às 16h
- Serviço – Dia D de Multivacinação, coleta de CP, testagem rápida para ISTs;
- Onde – Arroio do Só/Pains
26/10, das 8h ao meio-dia e das 13h às 15h
- Serviço – Coleta de citopatológico e oferta de reiki
- Onde – Arroio do Só/Pains
25/10
- Serviços – Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e colo uterino com as profissionais da Unidade, palestra sobre saúde bucal; realização de teste rápido para detecção de ISTs; distribuição de preservativos
- w Onde – Salão Paroquial da Igreja São Caetano, em Boca do Monte (Rua Presidente Vargas, 1, Boca do Monte)
23 a 27/10
- Serviços – Semana com orientações para saúde da mulher, coleta de CP, realização de testes rápidos, consultas odontológicas, médicas, nutricionais e fisioterapeutas. Os atendimentos e distribuição de fichas serão concomitantemente à ação.
- Onde – UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek)